Aplicações com alívio imediato para enxaqueca

Existem aplicações que são muito úteis no tratamento de dor de cabeça e enxaqueca:

  • Bloqueio anestésico do nervo occipital: uma técnica consagrada, com evidência comprovada no tratamento da enxaqueca. Aplica-se um anestésico (lidocaína) na região da nuca. O procedimento é realizado com uma agulha muito pequena, sendo menor que a de insulina. Além disso, algumas vezes adicionamos um corticoide para melhorar o resultado. É recomendado aplicar uma vez por semana no primeiro mês. Posteriormente aumentamos o intervalo entre as aplicações até a alta. Veja na imagem abaixo duas formas distintas de aplicação no nervo occipital.

  • Bloqueio anestésico de outros nervos cranianos:semelhante ao bloqueio do nervo occipital. A técnica consiste em seguir a dor. Podemos aplicar no nervo supraorbitário para dores na região da testa e também no nervo aurículo-temporal para dores na região lateral da cabeça. Entre outros diversos nervos a depender da localização da dor.

  • Infiltração de ponto-gatilho: diversos músculos podem ocasionar dor de cabeça. O ponto-gatilho é popularmente conhecido como nódulo muscular. Ou seja, aquele ponto de grande contração muscular geralmente bem doloroso. O ponto-gatilho do trapézio, apesar de estar na região cervical, e o masseter, músculo da mastigação, podem irradiar dor até a região da testa. E a aplicação ocorre da mesma forma do bloqueio, utilizamos um anestésico.

  • Agulhamento seco: tem o mesmo objetivo da infiltração do ponto-gatilho. Porém, como o próprio nome diz, é “seco”. Ou seja, não utilizamos medicação. A inativação do ponto ocorre com a utilização de agulha de acupuntura.

  • PENS: termo em inglês que significa estimulação elétrica percutânea. É uma forma de aumentar o resultado do agulhamento seco. Para esse fim conectamos um aparelho de estimulação elétrica nas agulhas.